Colunista Roberto Piernikarz “Implantação de Condomínios nota 10”

Os desafios dos primeiros 180 dias na implantação de um condomínio

O Jornal Folhacon recebe entre seus colunistas o Administrador Roberto Piernikarz,  atual Diretor Geral da BBZ Administração de Condomínios, soma mais de 17 anos de experiência prática em condomínios no Estado de São Paulo. Piernikarz é colunista dos portais Sindiconet e do IG.

No texto de abertura, o Folhacon realiza a interação dando a oportunidade de seus leitores do público geral e assessorados da Agência Brbrasis interagirem com o colunista.

O síndico profissional Cristiano Rovida da Canãa Gestão & Sindicância trabalha com entrega de empreendimentos e atua com sindicatura em mega condomínios na cidade de São Paulo, ele pergunta ao nosso colunista sobre os desafios dos 180 primeiros dias da entrega de um empreendimento: Quais são as dicas para que haja uma gestão com harmonia e eficiência diante dos desafios iniciais de uma entrega.

Rovida dá como exemplo a questão que as construtoras tem optado por indicar um sindico profissional, e na maioria das vezes, o grande desafio é que o conselho não tem ainda uma experiência efetiva de gestão de condomínios e o trabalho é integrado. Como lidar com esta questão?

Pienikarz destaca a importância da comunicação como fator primordial rumo a excelência da entrega de um empreendimento. “A comunicação deve integrar todos os agentes do condomínio: síndico, corpo diretivo e moradores. Demonstrando claramente por meio de comunicados semanais, por exemplo, as responsabilidades e deveres de cada um neste processo difícil da vida de um empreendimento”, diz

Para ele, o maior vilão de uma boa implantação é uma comunicação falha, gerando ruídos, duvidas e situações que com transparência na informação seriam resolvidas rapidamente.

O especialista reforça ainda que um fator primordial que deve ser observado é o cronograma das ações dos 180 primeiros dias. Tudo deve constar no cronograma de forma bem clara e objetiva, as assembleias gerais, as reuniões programadas com o conselho, entre outros. Tudo para reforçar a facilidade de acesso as informações aos moradores, isso faz com que a gestão tenha melhores resultados. ” Além disso não podemos esquecer da transparência financeira por meio dos portais da administradora, demonstrando os resultados das receitas, despesas e tudo o que envolver a questão econômica de um condomínio. Desta forma, esse momento conturbado e cheios de brigas passa a ser um momento agradável e com resultados incríveis de sucesso gerando valorização no patrimônio de todos e uma clima amistoso.”, conclui.

Fica as dicas de nosso especialista:

  •  Uma comunicação eficiente é o grande segredo envolvendo todos os agentes do condomínio: moradores, síndicos e corpo diretivo.
  • Um cronograma bem estudado e aplicado com eficiência nos primeiros 180 dias.
  • Muita transparência na gestão financeira com fácil acesso as contas por todos os moradores do empreendimento.

 

 

Deixe sua opinião