Como contratar um síndico de referência para o seu condomínio?

Compartilhe:

Como contratar um síndico de referência para o seu condomínio?

A figura do síndico externo vem crescendo em todo Brasil. A possibilidade do condomínio contar com a presença do síndico não morador está se ampliando. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre como contratar e quem contratar. A Brbrasis Condomínios – Agência Nacional de Pesquisa, Mentoria e Assessoria a Profissionais de Alto Desempenho com apoio do Jornal Folhacon foi ouvir profissionais e especialistas para tirar dúvidas dos moradores no processo de contratação do síndico externo: o chamado síndico profissional.

A pesquisa contou com o apoio do Clube Síndico Profissional – Coletivo Nacional de Síndicos do Brasil. Um dos maiores grupos do país de síndicos em processo de educação continuada participantes de Programas Avançados de Certificação prática para o exercício da sindicatura de excelência.

O síndico profissional Luis Siqueira é do Rio Grande do Sul. Um dos Estados com amplo destaque na figura do síndico externo. Luis participa de treinamentos avançados da área condominial e está no processo de Educação Continuada do Clube Síndico Profissional – Programa de Certificação.

Ao ouvir o questionamento nas assembleias de qual é a diferença de ter um síndico profissional na gestão condominial, ele explica que um dos fatores positivos é a dedicação exclusiva na função. Além disso, ele destaca que é fundamental a atualização constante, buscando modernização na gestão e trazendo novos projetos para serem aplicados no condomínio para melhorias continuas.

Fatores de excelência numa gestão de um síndico externo

Outro fator que para Siqueira é fundamental é saber ouvir os moradores se informando das necessidades específicas de cada condomínio.”Além dos pontos citados acima, penso que o síndico profissional tem total habilidade para estar atento às práticas que venham a valorizar os imóveis dos condomínios que representa, o que leva ao reconhecimento e a visibilidade da profissão. A comunicação é outro ponto primordial a ser destacado como razão de tal contratação, pois com ela o relacionamento da comunidade melhora, aumentando a qualidade de vida no empreendimento, seja residencial ou comercial.”, destaca

DICAS DO SÍNDICO LUIS SIQUEIRA

O que é um síndico de referência?

Um síndico de referência deve ter as seguintes características: –

Ser transparente com qualquer morador;

– Ter pró-atividade em suas ações;

– Ser ágil e resolver qualquer imprevisto de forma rápida e eficaz, sem retrabalhos e consequente novos transtornos aos habitantes do prédio;

– Ser excelente em comunicação.

Quais são os passos para contratação do síndico profissional (síndico externo?)

Analisar a formação e o currículo do profissional;

– Saber da idoneidade dele;

– Certificar-se de que ele tem o conhecimento necessário para administrar seu condomínio;

– Não escolher pelo preço; – Analisar a proposta, que precisa ser clara em relação à plantões, forma de trabalho, etc.

 

Quais os principais erros na hora de contratar um síndico profissional?

Escolher o mais barato, pois por não se tratar de uma profissão regulamentada, temos maus profissionais que aceitam o desafio por qualquer valor e acabam manchando a imagem dos bons.

 

 


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *