Folhacon São José dos Campos: Síndica Paula Vieira contará sua história de reeleição no encontro do clube

Compartilhe:

No dia 19 de setembro o Clube Síndico Profissional – Coletivo Nacional de Síndicos do Brasil realizará o CAFÉ COM SÍNDICO temático – Treinamento para Reeleição do Sindico na cidade de São José dos Campos com a participação dos alunos do Curso de Síndico Profissional da Brbrasis Condomínios em parceria com o Jornal Folhacon – Certificação Brbrasis Condomínios, síndicos associados ao Clube Síndico Profissional e com os síndicos convidados. 

No encontro haverá participação da professora Eli Antonelli (formação de Síndico Profissional), Advogada Marcela  Gundim,  Danilo Moreira (Administradora Unione). O evento tem apoio do Grupo de Portaria Ourho.

A aluna do Curso de Síndico Profissional Avançado da Brbrasis Condomínios Paula Vieira irá compartilhar sua história de reeleição em seu condomínio com os participantes do encontro. Confira a entrevista que fizemos com a aluna.

 

 

Jornal Folhacon de São José dos Campos:  Paula quais foram suas dificuldades  que você teve em seu processo de reeleição no condomínio que esta atualmente? 

Síndica Paula Vieira:  Minha maior dificuldade foi lidar com a responsabilidade de colocar tudo em ordem em relação aos contratos (revisão) , funcionários, fornecedores e a expectativa dos moradores, em especial aqueles que não votaram na assembleia de 2016, minha primeira gestão. Mas, com calma e muita paciência deu tudo certo. No final, resolvi muitos problemas do condomínio e trouxe para o meu lado vários críticos, e até hoje estou à frente do Condomínio Bella Citta.

Jornal Folhacon de São José dos Campos: Quais foram as ações realizadas que você colocou para ser reeleita nestas últimas assembleias?

Síndica Paula Vieira: Para ser reeleita, me dediquei muito ao dia-a-dia do condomínio, passei a fazer reuniões com os moradores, escutar suas queixas e tentar resolvê-las. Busco ter empatia, colocando-me no lugar do morador para entender o que precisa ser mudado. Também consegui pintar as 04 torres, fiz manutenção em vários pontos necessários no condomínio. Busquei a melhor convivência entre o moradores através de festas em datas especiais como dia das mães, pais, crianças, e no último final de ano trouxe  uma orquestra de cordas e coral para fechar com chave de ouro. Além disso, temos a feira livre todas as quintas-feiras que é o maior sucesso. Os adolescentes, que em alguns condomínios são problemas, no Bella Citta são meus amigos e tornam tudo mais divertido. Trabalho com os funcionários orgânicos e terceirizados de uma forma educada e nunca dou ordens diretas aos funcionários terceirizados, sempre procuro o supervisor da empresa. Aliás, acho esta palavra “dar ordens” muito forte, hoje não existe chefe, temos que ser gestores, buscando otimizar as pessoas e liderar de forma clara e firme, sem desmotivar o profissional.

Jornal Folhacon de São José dos Campos:  Quais dicas você dá para os síndicos que vão concorrer a reeleição agora pela 1ª vez?

Síndica Paula Vieira:

  • Buscar conhecimento antes de se candidatar;
  • Não se candidatar com a promessa que irá reduzir a taxa condominial pois isso é um desastre. Podemos reduzir custos e otimizar o fundo de reserva do condomínio, evitando fazer obras com rateio;
  • Elaborar uma apresentação (slides): com seus dados, conhecimentos na área de administração e um plano de ação para a gestão;
  • Ser firme na apresentação aos condôminos na assembleia , demonstrando que realmente conhece o condomínio, seus problemas e suas virtudes;
  • Estar preparado para possíveis perguntas ;
  • Ter um corpo diretivo pré formado para ser aprovado pelos condôminos.

Jornal Folhacon de São José dos Campos: Quais são os erros na sua opinião que um síndico comente ao tentar a reeleição?

Síndica Paula Vieira

  • Prometer o que não irá cumprir;
  • Prometer reduzir a taxa condominial;
  • Falar mal da gestão anterior para tentar ser eleito, isso não é ético;
  • Não levar um plano de ação compatível com a realidade do condomínio;
  • Não ser simpático com os presentes.

Jornal Folhacon de São José dos Campos:ual a importância do conselho participativo na gestão de um síndico?

Síndica Paula Vieira:  Toda a importância. O síndico nunca deve tomar nenhuma decisão sem consultar seu conselho, sempre fazer reuniões e constar em Ata todo o assunto tratado. Sempre antes de alguma assembléia o conselho e o síndico devem estar em perfeita harmonia e sintonia para que tudo corra bem. Se o síndico compartilhar os seus problemas com o conselho para buscar uma solução democrática, a gestão será um sucesso.

Jornal Folhacon de São José dos Campos: Como é o seu conselho? 

Síndica Paula Vieira:  Desde a minha primeira gestão sempre tive sorte com o conselho que me acompanha, e tudo o que vou fazer converso com eles antes e aceito muitas vezes as opiniões contrárias aos assuntos que forem levados à reunião.

Jornal Folhacon de São José dos Campos:: Qual a importância de ter uma boa administradora?

Síndica Paula Vieira Não existe administradora totalmente boa. O que existe é um trabalho em conjunto, ou seja, a administradora faz todos os lançamentos e o síndico faz a fiscalização para que tudo corra corretamente. Mas antes de contratar uma administradora, o síndico deve tomar alguns cuidados como: pedir referência, visitar o local acompanhado de 02 conselheiros, pedir uma busca jurídica no CNPJ da empresa a ser contratada, mas sempre lembrar que o síndico responde por tudo e por isso deve sempre estar atento.

Jornal Folhacon de São José dos Campos: Quais são os maiores erros das administradoras em sua opinião?

Síndica Paula Vieira Infelizmente, depois de assinar o contrato os diretores das administradoras costumam esquecer os síndicos e deixá-los  somente nas mãos dos funcionários. Não visitam o condomínio pelo menos um vez a cada 03 meses. Não dar retorno aos e-mail com dúvidas dos síndicos. Não montar as Pastas de Prestação de Contas com cuidado. Enfim, são erros que se o síndico não estiver preparado, o condomínio sofrerá com a má gestão.

 

Também gostaria de concluir é muito importante a contratação de uma assessoria jurídica para uma gestão tranquila.

 


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *