Nilton Savieto debate sobre Gestão de Condomínios Comerciais

No último dia 21 de fevereiro, ocorreu em São Paulo o Seminário Brbrasis-RH – Gestão de Condomínios Comerciais de Alto Desempenho – Debate sobre as Oportunidades de Trabalho em Condomínios Comerciais (Edição Fevereiro/São Paulo). Com apoio do Clube Síndico Profissional – Coletivo Nacional de Síndicos do Brasil, Administradora Manager, Corretora de Seguros Lead, Grupo YAMAN e condomínios garantidos.

O Seminário BRBRASIS-RH contou com a presença da Headhunter/Recrutadora Eli Antonelli da BRBRASIS – RH, do Adv. Thiago Natalio de Souza especialista em Direito Condominial, o sócio proprietário Administrador de Condomínios da Manager – (uma das maiores administradoras do Brasil em condomínios de alto padrão) Ivan Cernev. Eng José Elias F. Abul Hiss e o Síndico Profissional de Alto Desempenho Nilton Savieto de São Paulo, especialista em gestão de condomínios comerciais e residenciais.

Síndico Profissional Nilton Savieto tirando as dúvidas dos síndicos sobre gestão de condomínios comerciais alto padrão em São Paulo.

O Seminário BRBRASIS- RH abriu os debates oficiais de 2019 da Brbrasis que traz este ano a temática “Oportunidades de Trabalho para profissionais de referência em condomínios comerciais”.

O público composto por síndicos profissionais e síndicos moradores foram convidados a enviarem perguntas para o síndico convidado Nilton Savieto, uma das maiores referências de São Paulo em sindicatura. Confira a 1ª parte da entrevista que integrou o debate com os síndicos.

Nilton Savieto atua há 21 anos como síndico profissional em São Paulo. Seus condomínios integram sua carteira de clientes há anos. Está sempre presentes nos principais veículos de comunicação de condomínios, sempre disposto a somar e trocar informações sobre gestão de condomínios. Um exemplo real de síndico de alto desempenho. São 13 condomínios e está captando o 14º.

Seminário Brbrasis: Quais as dificuldades, os obstáculos encontrados para administrar um condomínio comercial? Resposta Síndico Profissional Nilton Savieto: Os obstáculos são semelhantes, considerando que as pessoas irão com o objetivo para trabalhar e esperam o que tudo funcionem perfeitamente para que possam produzir.

Síndico Profissional Nilton Savieto conversando com síndicos do Curso de Preposto Brbrasis Robson Marques e Liliane Moreira de São Paulo.

Seminário Brbrasis: Quais os conhecimentos básicos para os comerciais? Assemelha-se ao residencial? Resposta Síndico Profissional Nilton Savieto:     Conforme dissemos acima, o objetivo principal é que tudo funcione perfeitamente e devemos ter atenção especial para a manutenção preventiva e preditiva, conforme dissemos e em todas as situações a comunicação eficaz é fundamental

Seminário Brbrasis:  Qual a estrutura que o síndico deverá ter para executar sua tarefa no condomínio comercial de alto padrãoResposta Síndico Profissional Nilton Savieto  Considerando alto padrão com muitas unidades, é fundamental a parceria com uma administradora especializada em prédio comerciais, contratação de um gerente predial com formação principalmente em engenharia, uma equipe de manutencistas e administrativos. Neste caso devemos ter um bom sistema para acompanhamento dos chamados, sistemas do prédio com composição dos produtos, SLA, tempo de resposta, tempo de parada, índice de falhas e todas as peças trocadas. O inventário neste caso é fundamental.

Seminário Brbrasis: Por que no Brasil o perfil é homem ? Sendo que o comercial é mais simples que residencial?
Resposta Síndico Profissional Nilton Savieto Conforme dissemos na palestra, não vemos desta maneira. Hoje tem muitas mulheres como síndicas/gerente predial no mercado e execendo com muito sucesso a função. A mulheres são mais detalhistas.

Seminário Brbrasis  – Melhor forma de conduzir um condomínio? Resposta Síndico Profissional Nilton Savieto:       Conforme falamos, nunca fazer mais ou menos. Ao chegar em um condomínio verificar com sistema/planilhas que informem a área de pessoal, carga horária, horas extras, está especificado, a descrição clara do cargo, legislação aplicada (obrigações legais), infra, (situação de manutenção do prédio) pontos críticos, financeiro, inadimplência, processos civis, trabalhistas, criminais, seguros e etc. Estar ao par das necessidades do prédio e definir prioridades para que v. e o prédio fiquem seguros. Após a fase inicial concluída, manter o prédio continuamente com excelência, com o objetivo claro de valorização do empreendimento e convivio agradável.

Seminário Brbrasis Como é definida a remuneração do síndico?
Resposta Síndico Profissional Nilton Savieto:       Entendo que o síndico deve fazer um cálculo do Nº de horas que deve estar presente no prédio/verificando a parte administrativa mesmo que remotamente, gastos com deslocamento e multiplicar pelo valor da taxa horária ( taxa horária é o valor que o síndico entende que seu serviço vale para atender ao condominio, cada um tem o seu!) Pode o condominio solicitar a presença do síndico ‘full time’ em que haverá necessidade que  sfique as 08h por dia para adminstrar ‘in loco’ o prédio.

Seminário Brbrasis  – Como intermediar conflitos entre empresas que ali estão instaladas e tem interesses individuais? Resposta Síndico Profissional Nilton Savieto      O síndico é antes de tudo é um conciliador e deve estar apto a discutir com os executivos das empresas e entender, “vis a vis”, o R.I., convenção e Lei e decidir, sem tomar partido de um ou outro, nunca ter o melhor amigo no prédio.

 

Aguarde a divulgação da 2ª parte. Tem alguma pergunta para o nosso síndico profissional especialista convidado ? Envie para [email protected]

 

 

 

 

Deixe sua opinião