Polêmica: Roubo de doação em condomínio

Compartilhe:

Nesta semana um colega advogado do Estado de São Paulo abriu um debate em um grupo com uma situação bastante delicada. Aliás extremamente delicada. Ele relatou o caso em um condomínio que uma funcionária/doméstica pegou uma lata de óleo e um agasalho da caixa de doação do condomínio. Esta ação foi filmada.  Segundo o relato ela será demitida por justa causa, mesmo com a orientação para haver certa cautela com relação ao andamento do caso, por parte do departamento jurídico do condomínio. A situação a principio parece caminha mesmo para a demissão.

Nós abrimos o debate no fórum do Clube Síndico Profissional – Coletivo Nacional de Síndicos do Brasil para acompanhar a opinião dos demais síndicos sobre o que fariam numa situação tão difícil como esta. Convidamos você para conferir o debate e deixar a sua opinião nos comentários.

 Debate do Clube: Pessoal, estamos acompanhando um caso que é o seguinte: Uma empregada doméstica pegou uma lata de óleo e um casaco da caixa de doações do condomínio. Foi visto na câmera. Ela será demitida por justa causa. Qual sua opinião sobre esta situação?

Cristina Pepper Não era doação?

Eli Antonelli Era doação. O que vocês  acham?

Cristina Pepper Eli Antonelli com certeza estava precisando muito.

Angelica Thomaz Aqui fazemos campanha do agasalho e geralmente eu falo se caso tenha interesse por alguma peça, pode pegar. Como é doação, não caracteriza furto. E é bom não expor imagem nesse caso, porque pode haver constrangimento da pessoa.

Telma Falcão de Carvalho Agora por ocasião desse frio intenso, fiz companha de agasalho e algumas domésticas pediram e eu doei, mas se eu estivesse no lugar dessa síndica não apenas chamaria a atenção da doméstica, mas jamais a demitira por justa causa. Isso é uma falta de compreensão da situação porque passam as pessoas pobres, mesmo as que trabalham.

Caroline Valtolte Bassotto 1 óleo e 1 casaco. Com certeza estava precisando. Se era p doação então foi doado não roubado.

Angela Jardim Demissão por justa causa, se fizerem isso vão perder e ainda podem pagar indenização.

Luiz Zambao A finalidade da caixa de doação é doar “sem olhar a quem”, se ela for demitida por esse motivo vai dar uma bela causa

trabalhista e o condomínio deve pagar uma bela indenização para aprender o que é DOAR sem VIGIAR

Zeneida Matos Pode entrar na justiça sim. Pois não havia informação que funcionários das unidades não poderiam pegar. Se é doação qualquer um poderá pegar

Ademilson Martins ALGUEM SE JA PERGUNTOU SE ELA FEZ ISSO POR ESTAR NECESSITANDO????? A CAIXA NÃO É PARA DOAÇÃO PARA QUEM ESTÁ PRECISANDO????????

Ademilson Martins OQUE EU ACHO MAIS ABSURDO É QUE QUANDO É COM FUNCIONÁRIO O CAMARADA É CRUEL. DEPOIS FICA FAZENDO DOAÇÃO PARA NECESSITADOS COMO SE FOSSE O BOM SAMARITANO.

Aderson Jose de Oliveira Se era para doação, nada mais justo que os mais próximos sejam os primeiros a serem beneficiados, a menos que haja uma normativa contrária e que a mesma tenha sido colocada de forma bem clara. Se o condomínio fizer essa bobagem de demitir por justa

Waldenir Antoniassi Tenho 2 entendimentos:

1) De fato houve a subtração de algo no Condomínio, não havia a informação que pudesse ser retirado por alguém que necessitasse do produto, neste caso o assunto deve ser resolvido com uma conversa com a funcionária, explicando para a mesma que deveria solicitar para os responsáveis, logicamente seria concedido este é outros produtos.

2) Era objeto de doação, portanto a finalidade é oferecer a quem necessita, não se caracteriza roubo.

Em ambos os casos a Demissão por justa causa é absurda e será revertida por pressão do próprio condomínio ou via judicial.

Pieter Marinus Van Linschoten Não vejo uma justa causa , mas que seria responsabilidade de seu empregador .Ela deveria ter perguntado ao responsável pela administração do Condomínio a possibilidade de pegar algo de onde esta sendo depositado estas doações que talvez já tivessem um destino.

 

Eribaldo Santos Tudo pode ser resolvido com o bom senso, não vejo motivo para dispersar principalmente por justa causa, para mim esse caso não merece mais que uma boa conversa e uma orientação, o problema é que estamos vivendo um momento de profunda intolerância.

Aparecida Camata Se é para doação com certeza estava precisando

Elce De Oliveira Santos Embora a caixa seja para doação, ela deveria ter perguntado se poderia pegar, pois está precisando. Geralmente condomínio tem regras, síndico e sub síndico para serem consultados.

Ela errou, mas não justifica mandar embora, a não ser que esta seja apenas um pretexto para mandá lá embora.

Talvez ignore as regras.

Quando contrata um funcionário num condomínio, deve se orientar sobre as regras, avisando que há advertência, multas, etc

Roseli Santos Uma coisa é respondermos de forma sentimental, outra é analisarmos a situação no contexto legal. A quem pertende os itens?? Situação a ser analisada de acordo com critérios legais utilizando a moral e os bons costumes dentro do âmbito legal

Tania Andre Acho exagero.

Tania Andre Ela deveria perguntar .mais nao precisa ser dispensada por causa disto.

Anderson Machado Eu acho que se ela for demitida por justa causa. Acionar a justiça trabalhista e provar que pegou donativos, o condomínio se ferrou…

Guto Villa Ano cabe a justa causa, o empregador ,Irá perder na justiça, e o condomínio poderá ser processado, já que sem autorização da justiça divulgou imagem da pessoa.

Isso se ela tiver um bom advogado.

Caroline Cardoso Não cabe justa causa de forma alguma.

Telma Regiane Não concordo ! Acho oportunismo, uma boa conversa … e se ela interpretou mal, tem gente muito simples , doação … vou pegar … Por: Eli Antonelli

Link para compartilhar a matéria: Copie e cole  ou use os botões abaixo

https://www.folhacon.com.br/polemica-roubo-de-doacao-em-condominio/

Eli Antonelli

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *