Série de e-books auxilia moradores e síndicos a enfrentarem os desafios da vida em condomínio

Compartilhe:

Série de e-books auxilia moradores e síndicos a enfrentarem os desafios da vida em condomínio

Publicação totalmente gratuita e disponibilizada pela administradora Lar.app destaca orientações sobre custos, gestão, regras de convivência e serviços cada vez mais presentes nos condomínios

Preocupada em descomplicar as questões que envolvem a administração dos condomínios, a LAR.app, plataforma digital que inova com práticas que reduzem a burocracia, os processos e os custos na gestão de edifícios, investiu na criação de e-books com informação simplificada para síndicos e moradores. O primeiro e-book “Gastos recorrentes: 15 formas de cortar custos no condomínio” foi lançado neste mês de agosto e esclarece os principais entraves em relação a gestão dos gastos. Totalmente gratuita, a iniciativa da administradora inaugura uma série de conteúdos focados no universo dos condomínios, destacando temas que geram as mais diversas dúvidas, assim como  problemas e conflitos comuns que síndicos e moradores enfrentam diariamente.

Segundo levantamento da empresa, com base no universo de 20 clientes, 95% dos  gastos dos condomínios brasileiros são recorrentes. “Ou seja, despesas ordinárias que incluem salários de funcionários e despesas de consumo de água, gás ou energia elétrica”, explica Rafael Lauand, CEO e sócio-fundador da LAR.app. “É fundamental descobrir como otimizar a gestão e eliminar custos desnecessários”. Os custos do condomínio estão, em média, 42,4% acima da inflação brasileira acumulada de 2019 (IPCA vs ICON), 49,1% somente no mês de maio/2019.

A publicação dá enfoque, portanto, aos 15 gastos mais recorrentes em condomínios agrupados em três categorias: gastos com pessoal; gastos com despesas comuns e gastos com gestão ineficiente. Sugestões como negociar bem a terceirização de serviços, ou avaliar com cautela horas extras estão indicadas na primeira categoria, por exemplo. Para as despesas comuns, há orientações de como individualizar as cobranças pelo consumo de água e gás, além de indicação de manutenções preventivas, reaproveitamento de recursos e maneiras de repensar o consumo de energia elétrica também são indicadas.

Em se tratando de gestão ineficiente, o e-book destaca a inadimplência e falta de transparências da movimentação financeira como um ponto de atenção para síndicos e moradores. Com orientações sobre como calcular bem os gastos com fornecedores e, principalmente, garantir parceria e máxima eficiência das administradoras. “O relacionamento síndico-administradora precisa ser direto, objetivo e transparente para garantir excelência na gestão do condomínio”, conclui Lauand.

Para os próximos meses, a LAR.APP pretende lançar novos conteúdos que tratem de regras e orientações para o convívio de animais de estimação nos condomínios e também um e-book especial sobre métodos de combate à inadimplência nesses empreendimentos.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *