Série Folhacon: Elevadores tudo que o síndico precisa saber com Alexandre Caio

Compartilhe:

O Síndico de Referência (Classificação Brbrasis) é aquele que vai muito além de conhecimento superficial de uma gestão de condomínios. É aquele síndico interessado em todo processo de gestão condominial. Principalmente a parte técnica. Para ajudar os síndicos cada vez mais se tornarem síndicos de referência o Folhacon criou a série especial de matérias, dicas, vídeos e artigos: ELEVADORES: Tudo que o síndico precisa saber para cuidar e orientar no condomínio. Para começar convidamos o síndico profissional Alexandre Caio da Caio Lima Síndicos Profissionais.

Alexandre é especialista em elevadores são mais de 2 décadas de prática com esta temática. Trabalhou nas mais renomadas empresas do ramo. Atualmente presta consultoria como síndico profissional nesta área, além de exercer a sindicatura pela sua empresa.

Confira abaixo as dicas do Sindico Profissional Alexandre Caio. Deixe seu comentário ou pergunta abaixo para ele.

Dicas do Síndico Profissional Alexandre Caio (São Paulo)

São muitos os desafios dos síndicos e administradoras de condomínios e muitas das decisões envolvem, inclusive, a segurança e o bem-estar dos condôminos. Por isso, é preciso tomar cuidado com alguns itens no prédio e o estado dos elevadores é um deles. É fundamental estar atento:

DICA 1 (Alexandre Caio) – Realize um laudo para verificar o estado dos elevadores, com isto verá a realidade de como está a qualidade da manutenção dos elevadores e se a segurança dos usuários está garantida. Este laudo deve vir acompanhado de um relatório que aborda a saúde financeira da empresa que te atende e se cumpre todas as exigências tributarias, trabalhistas e etc..

DICA 2 (Alexandre Caio) – Como escolher com responsabilidade e tranquilidade uma empresa de elevadores. Tema à ser abordado na próxima edição

DICA 3 (Alexandre Caio) – Realizar o laudo anualmente, terá em mãos como está a manutenção dos elevadores, com isto garantindo a segurança dos usuários, negociando redução do contrato e de custo com trocas de peças.

Desta forma irá eliminar alguns problemas que costumam surgir com mais frequência na rotina de uso dos elevadores.

-Nível das portas com o pavimento desalinhado;

– Desalinhamento da barreira infravermelha, o que impede as portas de fecharem enquanto algum passageiro está embarcando;
– Luzes queimadas;
– Velocidade fora do normal;

– Ruídos e vibrações e etc.

DICA 4 (Alexandre Caio) – Na NM 207 de 1999 nem o síndico, nem o zelador e ninguém que não seja um técnico deve se envolver na manutenção de elevadores, mesmo que o problema seja aparentemente simples. Tema à ser aprofundado na próxima edição.

DICA 5 (Alexandre Caio) – Como e quais qualificações deve ter este técnico que atende os seus elevadores. Tema à ser abordado na próxima edição.

DICA 6 (Alexandre Caio)– Elevadores antigos precisam ser modernizados por questões de? Tema à ser abordado na próxima edição

DICA 7 (Alexandre Caio) – O síndico deve ser orientado pela empresa de elevadores sobre o uso adequado dos elevadores. Muitos dos problemas com os elevadores acontecem devido ao mau uso, seja pelo fato de os botões serem apertados excessivamente, ou por não se respeitar a capacidade máxima, ou ainda por líquidos derramados na cabine.

A empresa de elevadores tem a responsabilidade de providenciar cartazes e dizeres com informações a serem fixadas dentro dos elevadores, sobre como utilizar os elevadores. Estas ações geram redução de energia para o condomínio, maior durabilidade das peças, redução de custo e, o principal, diminui a possibilidade de usuários retidos nas cabinas dos elevadores. Tema à ser aprofundado na próxima edição

Deixe sua pergunta e/ou comentário abaixo


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *